quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Quem é Capitu

“Ela é universal como literatura e como perfil de mulher. Indo além do que já ousei e me arrisquei nestes parágrafos, intuo que, embora o Brasil seja nome masculino, nosso país, por nossa complexidade oblíqua, energética, misteriosa, pela nossa História contada sempre de uma forma tão dissimulada e pelo fascínio tão decantado de nossos trópicos, é, no fundo, uma nação Capitu.”

Fernanda Montenegro.

Quem é Capitu? Uma pergunta extremamente difícil em meio a essa enigmática personagem de Machado de Assis. Capitu consegue ser odiada e adorada por muitos, pois, sem sombra de dúvida, é uma personagem muito a frente do seu tempo. Capitu escondida por detrás dos seus misteriosos “olhos de ressaca” foi além de muitas mulheres da sua época que viviam a mercê das suas famílias.

O livro é uma coleção de crônicas, contos e ensaios sobre a maior personagem da literatura brasileira, uma das maiores do mundo. Organizado por Alberto Schprejer, o livro nada mais é do que uma tentativa a resposta para o seu título, e, para responder a tão misteriosa questão, foram reunidos grandes nomes de intelectuais brasileiros, : Luis Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Daniel Piza, Silviano Santiago, Lya Luft, Roberto DaMatta e Fernanda Montenegro.

Os autores abordam Capitu sobre os mais diversos ângulos, em todos dando pareceres de quem realmente é Capitu. Há textos que retratam o ponto de vista social, outros o ponto de visto psicológico, porém todos abordam o ponto de vista humano. Desvendar Capitu não é uma tarefa para nós, pobre mortais, infelizmente morreremos na dúvida de quem realmente é Capitu, creio que foi exatamente essa a proposta de Machado de Assis... Capitu é um presente que nos foi dado, é uma personagem que no nosso imaginário pode ser qualquer pessoa, pois todos e todas temos um pouco de Capitu. (Quem é Capitu? - Vários autores (organizado por Alberto Schprejer, 176 páginas. Rio de Janeiro, 2008 – Nova Fronteira).

Concurso Cultural – Quem é Capitu?


Quer conferir o que esses grandes autores brasileiros escreveram sobre Capitu? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a Editora Nova Fronteira lhe da esse presente, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “Quem é Capitu?”, as três melhores respostas receberam um exemplar do livro em qualquer lugar do Brasil.

Em sua opinião, quem é Capitu?

Serão aceitas respostas até a meia noite do dia 26 de outubro, as três melhores respostas serão divulgadas no dia 30 de outubro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

Para maiores informações sobre o livro, acesse o site "Quem é Capitu?".