terça-feira, 14 de outubro de 2008

Paraíso das Maravilhas

O livro conta a história de um assassinato misterioso ocorrido na cidade de Belo Horizonte no dia 5 de dezembro de 1946 em que a vítima foi morta com 28 facadas. As investigações policiais acabaram por ligar o crime à vida íntima da vítima, enxergando uma motivação passional com contornos homoeróticos.

Luiz Gonçalves Delgado era paulista, mas trabalhava e morava em BH. A região do Parque Municipal onde o corpo dele foi encontrado era freqüentada por homossexuais e servia de ponto de encontro para os gays da época. O lugar ficou conhecido como “Paraíso das Maravilhas”.

O crime despertou a curiosidade e atenção da mídia local e nacional e serve de mote para que seja contada a história (por quatro tipos de discurso: jornalístico, policial, jurídico e popular) de como se formou a identidade homoerótica da capital mineira. E também perceber traços comuns ou diálogos com os outros grandes centros urbanos.

O autor, Luiz Morando é doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e reuniu no livro, após quatro anos de pesquisa, diversas reportagens da época que relatam o crime (extraídas da Hemeroteca do Arquivo Público Mineiro, com sua transcrição e fotografia), depoimentos dos jornalistas que cobriram o julgamento do acusado de matar Luiz Gonçalves, além da leitura dos cinco volumes do processo judicial e do Crime do Parque e de mais dois processos de assaltos no local envolvendo homossexuais.

“O livro tenta reconstruir essa percepção por meio do relato cronológico dos fatos, sem dar tratamento ficcional, mas também sem atribuir um tom fortemente acadêmico ao texto”, conta o autor Luiz Morando.

Livro: Paraíso das Maravilhas: Uma História do Crime do Parque
Autor: Luiz Morando - Editora: Argvmentvm - 1ª edição 2008 – 327 páginas
Preço médio: R$ 45

3 comentários:

Serginho Tavares 23 de outubro de 2008 às 20:16  

esse livro parece ser muito bom...

Anônimo 19 de dezembro de 2009 às 21:30  

O Luiz foi meu professor na faculdade. É um super professor, daqueles que nos marcam com sua inteligência e competência. Não tenho dúvidas que o livro é muito bom. Vou comprá-lo amanhã.

Ana Emília

Unknown 20 de fevereiro de 2020 às 11:59  

Parece ser bem instigante