domingo, 19 de outubro de 2008

32ª Mostra de Cinema de São Paulo

A 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que começou na sexta-feira, 17, e vai até 30 de outubro, trazendo filmes representativos da produção cinematográfica de diversos países, Brasil incluído. Vários cinemas da capital paulista farão parte do evento, reservando salas de exibição para os filmes integrantes da programação.

Alguns dos filmes a serem exibidos despertam mais nosso interesse por abordarem a temática de diversidade sexual em seus enredos. É só se pragramar direitinho que dá para ver todos.

LOKAS, de Gonzalo Justiniano (Chile)
O diretor Gonzalo Justiniano é colaborador a Mostra Internacional de São Paulo desde outros tempos. Em 1985, ele trouxe "Os Filhos da Guerra Fria" e em 1994, voltou com o drama "Amnésia". Este ano, Justiniano traz "Lokas", comédia protagonizada por Charly e Pedro. O primeiro é o típico machista latino, convencido e homofóbico que fica passado quando descobre que seu pai é homossexual. Já Pedro, filho de Charly, tem apenas 9 anos de idade e fará com que os parentes percebam que preconceito não é motivo para manter a família separada.

27/10 às 16:00 no Cine Bombril - Sala 1
29/10 às 17:00 no Cine Olido

FUERA DE CARTA, de Nacho Velilla (Espanha)
Maxi acha que sua vida é simplesmente perfeita: ele é um famoso chef e proprietário de um restaurante elegante, em Madri, e bem resolvido em relação à sua homossexualidade. O súbito aparecimento de seus filhos, resultado de um casamento e a chegada de um ex-futebolista argentino atraente na vizinhança, vai obrigá-lo a reconsiderar tudo.

23/10 às 20:20 no Cinemateca - sala BNDES
24/10 às 21:20 no HSBC Belas Artes 2
25/10 às 18:30 no Espaço Unibanco Pompéia 1

LEONERA, de Pablo Trapero (Argentina)
Julia amanhece em seu apartamento rodeada pelos corpos ensangüentados de Ramiro e Nahuel. Ramiro ainda está vivo; Nahuel está morto. Ambos, de forma confusa e simultânea foram seus amantes. Julia está grávida de um deles. Ela é enviada para uma unidade penitenciária onde estão mães e grávidas sentenciadas. Duas personagens entram em sua vida. Uma é Marta, companheira de carceragem que já criou dois filhos dentro da prisão e que se transforma em guia e conselheira; a outra é Sofía, sua própria mãe, uma personagem ambígua com a qual Julia se reencontra depois de muitos anos. O processo judicial que investiga a morte de Nahuel identifica dois possíveis culpados: Julia e Ramiro, ambos presos em diferentes penitenciárias. O filho de Julia nasce e recebe o nome de Tomás. Julia decide visitar Ramiro na unidade masculina onde ele está preso. No tribunal, o depoimento de Ramiro será crucial para determinar a sentença de Julia.

19/10 às 20:10 no Espaço Unibanco Pompéia 1
20/10 às 10:00 e às 19:00 na Faap - Fundação Armando Álvares Penteado
25/10 às 12:00 no Cine Bombril Sala 1

SERBIS, de Brillante Mendoza (Filipinas, França)
A família Pineda toma conta e mora num cinema decadente que exibe sessões duplas de filmes eróticos antigos. Através de suas atividades diárias, o filme mostra como eles lidam e sofrem com os pecados e vícios uns dos outros. Preocupados com seus demônios pessoais, eles não sabem que dentro da sala do cinema, um outro tipo de negócio entre prostitutas e clientes está em curso.

25/10 às 14:30 na Cinemateca - sala Petrobras
26/10 às 17:40 na Cinemateca - sala BNDES
29/10 às 13:30 no CineSesc

COMO DIZ A BÍBLIA, de Daniel Karslake (EUA)
Pode o amor entre duas pessoas ser uma abominação? O abismo separando homossexuais e cristãos é de fato tão grande quanto aparenta? Como a Bíblia pode ser usada para justificar ódio? Estas são as questões no coração de Daniel Karslake em For The Bible Tells Me So. Este provocador e divertido filme concilia homossexualidade com interpretações e traduções literais da Bíblia. Através das experiências de cinco famílias tradicionais americanas, descobrimos como as pessoas conseguem, ou não, lidar com um filho gay. Ouvimos vozes respeitadas, ligadas a diversas religiões. Segundo notas da produção, o filme oferece cura, clareza e compreensão a quem quer que seja capturado na mira das escrituras religiosas, independente de sua orientação sexual.

24/10 às 18:00 no Espaço Unibanco Augusta 5
26/10 às 14:00 no Cine Bombril Sala 2
28/10 às 11:00 na Faap - Fundação Armando Álvares Penteado
30/10 às 14:00 no Cine Bombril Sala 1

RAÍZES DE VERÃO, de Hen Lasker (Israel)
“Minha mãe sempre diz que o serviço militar é o culpado pelo que aconteceu com a garotinha dela.”
Sete anos depois de completar o curso da IDF (Forças de Defesa Israelenses) para soldados de combate, a diretora retorna ao lugar onde, pela primeira vez, apaixonou-se por uma mulher – sua comandante. Durante 66 dias e noites, o documentário acompanha as garotas em um dos cursos de combate mais rigorosos da IDF e observa as relações que se desenvolvem entre elas num ambiente sujeito a um rígido código militar. Através de um relacionamento próximo que a diretora desenvolve com uma das personagens, são abordadas questões sobre identidade, sexualidade e a descoberta da feminilidade.

21/10 às 15:00 na Faap - Fundação Armando Álvares Penteado
22/10 às 20:00 no Cine Olido
29/10 às 17:40 no IG Cine

AQUARELA, de David Oliveras (EUA)
Quando Danny, um jovem e talentoso artista, chega na abertura de sua primeira grande exposição de arte, a visão de seus quadros expostos liberam lembranças de seu primeiro amor, Carter, um atleta problemático cuja personalidade magnética cativou sua imaginação. Através de uma série de flashbacks, o filme mostra Danny e Carter lutando contra uma atração mútua. Encorajado por três mulheres fortes e muito diferentes, Sra. Martin, uma professora de arte liberal, sua melhor amiga Andy, uma jovem com uma deficiência física grave e sua mãe Miriam, uma alcoólatra reabilitada, Danny aprende a usa a criatividade para superar sua dor. Quinze anos mais tarde, ele é confrontado com a possibilidade de perder Allan, seu atual amante, a menos que mantenha a promessa de nunca mais pintar Carter novamente.

28/10 às 18:20 no Unibanco Arteplex 3

LIÇÕES PARTICULARES, de Joachim Lafosse (Bélgica, França)
Jonas, um adolescente com problemas na escola, conhece Pierre, um homem de cerca de trinta anos que sensibilizado com a situação do garoto, decide colocá-lo sob sua tutela. Fortalecido com esse vínculo especial, Jonas abandona a escola. Mas incapaz de colocar limites no relacionamento, o custo de continuar sua educação aumenta cada vez mais. Pode-se aprender quando se quebra as regras?

21/10 às 19:40 no IG Cine
22/10 às 21:50 no Unibanco Arteplex 2
26/10 às 22:10 no Reserva Cultural Sala 1
29/10 às 17:30 no Unibanco Arteplex 2

TEDIUM, de Bahman Motamedian (Irã)
Sete transexuais iranianos, de Teerã, contam partes de suas próprias vidas. Garotos que gostariam de ser garotas com o espírito e a energia de garotos. Suas mentes não combinam com seus corpos, e este é o mais poderoso e incômodo problema da sociedade islâmica iraniana, com seus preceitos religiosos e tradição patriarcal. Causas para a profunda solidão e tédio, já que eles nào são aceitos pelas suas próprias famílias. Esses jóvens estranham seus próprios corpos e mentes e a sociedade que não lhes dá o direito de pertencer a qualquer minoria sexual.

23/10 às 15:00 na Faap - Fundação Armando Álvares Penteado
26/10 às 18:50 no Reserva Cultural Sala 1

ENEMIGOS INTIMOS, de Fernando Sariñana (México)
Oito personagens sofrem "doenças" emocionais, físicas e sociais que os consomem como um câncer: um médico que não assume sua homossexualidade, uma mulher que não aceita que está envelhecendo, uma enfermeira muda e sua mãe diabética, um escritor mal-sucedido, uma criança autista, uma jovem grávida e uma adolescente em coma. Vivendo numa cidade decadente, estes personagens estão ligados por um tumor maligno no rim, diagnosticado em um deles. A partir deste quadro, o filme mostra como eles lidam com seus males e vai tentar provar que quando as pessoas descobrem que são inimigas delas mesmas, uma segunda chance pode ser vislumbrada.

21/10 às 17:20 no Cine Bombril Sala 2
28/10 às 19:20 no Espaço Unibanco Augusta 3
29/10 às 20:00 no Centro Cultural São Paulo

ALVORADA EM SUNSET, de Jeff McGary (EUA)
A moderna reflexão sobre os efeitos das relações sexuais em Hollywood numa era de satisfação instantânea. Oito casais que querem formar um quarteto se esforçam para ter relações em hotéis ao longo da Hollywood Sunset Boulevard. Mas inesperados problemas surgem em cada caso, sabotando seus desejos. O jovem transplantado do Kansas apaixona-se pela prostituta. O velho casal divorciado descobre que eles ainda se preocupam muito um com o outro para ter sexo casual. A lésbica recebe massagem errada da terapeuta. O predador que sofre de imunidade ao Viagra, tenta seduzir a filha do seu melhor amigo. Turistas alemães não entendem a idéia de troca de esposas. Um encontro casual marcado pela internet dá totalmente errado. A consumação do relacionamento à longa distância traz péssimas memórias. O homem decide que ele não pode mais ouvir o som da voz de sua namorada. E, finalmente, duas pessoas casadas percebem que o adultério não é o que eles sempre pensaram que poderia ser.

19/10 às 17:40 no IG Cine
20/10 às 21:20 no HSBC Belas Artes 2
21/10 às 13:00 no Unibanco Arteplex 3

O OUTRO LADO DE ISTAMBUL, de Döndü Kilic (Turquia, Alemanha)
Istambul é algo como uma Meca européia gay. Como isso é possível na Turquia de hoje? Além da mídia, da discussão sobre a Turquia ingressando na União Européia e da adoção de um estilo de vida cada vez mais ocidental, surge uma comunidade gay turca autoconfiante que começa a exigir seus direitos. Em vários episódios, o documentário mostra como os protagonistas, cada um à sua maneira, tentam se adaptar a um ambiente predominantemente homofóbico, lutando pos seus direitos e pela liberdade de viver suas vidas do jeito que escolheram.

24/10 às 21:40 no IG Cine
27/10 às 18:30 no Reserva Cultural Sala 1
30/10 às 19:55 no HSBC Belas Artes 2
Across the universe, de Julie Taymor (EUA)
Ambientando nos principais locais de contestação – a Liverpool dos Beatles e o Greenwich Village dos hippies -, o filme conta a história de um grupo de amigos que vivem os anos de protesto e revolução sexual. As músicas dos Beatles são pretextos para se mostrar um universo em desencanto, no qual a Guerra do Vietnã faz contraponto ao pacifismo. Na trama os personagens Jude e Lucy são separados por forças incontroláveis e, juntos com seus amigos, terão de vencer todas as barreiras para ficarem juntos.
27/10 às 19h30 no Vão Livre do Masp

0 comentários: