quinta-feira, 9 de julho de 2009

Passagem Literária da Consolação

O espaço Passagem Literária da Consolação apresenta gratuitamente, até o dia 31 deste mês, a exposição De todo o coração! com pinturas do gaúcho Miguel Anselmo, realizadas sob a técnica trompe l’oeil. Essa expressão da língua francesa se traduz por “enganar o olho” e é usada principalmente na pintura e na arquitetura. Dessa forma, o artista plástico utiliza a perspectiva, cores e texturas para criar a ilusão de formas tridimensionais.

A série é o segundo trabalho apresentado no espaço pelo artista, que adota técnica ilusionista desde 1994 em pinturas decorativas e murais, explorando o limite entre imagem e realidade em várias superfícies como pele humana, concreto, madeira, mármore e ambientes.

Realizada pela Associação Via Libris de Livreiros, com o apoio da Subprefeitura da Sé, a mostra traz uma série de 15 tábuas pintadas e com aplicações de coração, sob o aspecto ilusório.

Miguel Anselmo possui obras expostas em vários Estados brasileiros e países como Suíça, Peru e EUA. Sobre a experiência de expor pela segunda vez na Passagem Literária da Consolação, o artista revela: "É um espaço que me agrada: a presença dos livreiros e seus leitores transformando um local de passagem em local de reflexão”.

Passagem Literária

Com o objetivo de transformar o antigo corredor subterrâneo em um espaço cultural, o secretário das Subprefeituras idealizou, por meio da Subprefeitura da Sé, a Passagem Literária da Consolação. O local que antes estava depredado foi reformado em 2005 e entregue ao público em novembro do mesmo ano. Desde então, o espaço abriga programação cultural variada realizada pela Associação Via Libris de Livreiros - nove vendedores de livros usados, que cuidam da manutenção do local e mantêm a banca de livros usados.


Serviço

Exposição De todo o coração!, de Miguel Anselmo
Data: Até 31 de julho
Horário: das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.
Local: Passagem Literária da Consolação
Endereço: rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (metrô Consolação)
Grátis

0 comentários: