terça-feira, 21 de julho de 2009

Encontro de violeiros no Grajaú exalta a cultura do interior

Em meio a todo o corre-corre da agitada vida urbana, nossa cidade ainda abriga um pedaço da calmaria do interior. Ele pode ser desfrutado no Encontro de Violeiros, todo terceiro e quarto sábados de cada mês. Trata-se de um grupo que se reúne para tocar grandes clássicos da música caipira e mostrar composições próprias. O próximo encontro está marcado para este sábado, dia 25.

A festa é realizada na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, na rua Oscar Barreto Filho, 252, no Grajaú. A entrada é gratuita e o encontro é aberto para que o público e novos violeiros possam participar dele.

Os artistas são, em sua maioria, moradores da capital, mas eventualmente participam violeiros do interior paulista ou de outros locais. No repertório estão canções de ícones do estilo como Pena Branca & Xavantinho, Inezita Barroso, Alvarenga e Ranchinho, entre tantos outros que marcam o gênero caipira.

Esses encontros são realizados desde a década de 90. A novidade é que a criação do Calçadão Cultural do Grajaú proporciona um local fixo para as apresentações. A coordenação da Casa de Cultura Palhaço Carequinha - parte do Calçadão Cultural - convidou os violeiros para apresentações e, desde o início deste ano, a atração popular tem espaço garantido na programação cultural do pólo.

Cantando histórias da vida do caboclo do campo ou versando sobre a vida na cidade grande, os violeiros contribuem para que a preservação da tradição popular.


Serviço

Encontro de Violeiros
Quando: No terceiro e quarto sábados de cada mês
Onde: Casa de Cultura Palhaço Carequinha
Endereço: rua Oscar Barreto Filho, 252, Parque América, Grajaú
Entrada gratuita

0 comentários: