domingo, 19 de julho de 2009

Jovens artistas espanhóis expõem no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Trabalhos de 16 desenhistas de quadrinhos e ilustradores espanhóis podem ser conhecidos pelo público brasileiro até o próximo dia 27, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ).

As obras, selecionadas entre mais de 200 inscritos, receberam o Prémio Injuve para la Creación Joven, criado há mais de dez anos na Espanha. A iniciativa é do Instituto de la Juventud (Injuve), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que promove a mostra itinerante dos jovens artistas espanhóis.

O objetivo da exposição é destacar as últimas tendências da área, representadas por 54 ilustrações e 13 quadrinhos. Essa mostra coletiva foi inaugurada em Madri, no Círculo de Bellas Artes, em dezembro do ano passado.

Desde então, as obras já percorreram cidades espanholas como León, Barcelona e Zamora e seguiram para a América Latina, iniciando o circuito pelo Paraguai, em maio. Depois do Brasil, os trabalhos devem chegar a Lima, capital do Peru.

Uma das responsáveis do Injuve, Mónica Vergés, destaca a qualidade das ilustrações. Segundo ela, a modalidade não recebe ainda a atenção merecida, mas iniciativas públicas e privadas passaram a investir no segmento por meio da promoção de feiras e concursos.

Ana Tomé, diretora do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, ressalta o caráter simbólico de o CCJ acolher essa mostra. "São trabalhos de jovens artistas para um público também jovem, que pode ser inspirado pela arte".

Entre os artistas está a ilustradora Raquel Aparicio, de 26 anos, que revela estar curiosa pela reação à sua obra. "Sempre quis visitar o Brasil. Espero que o público goste dos meus trabalhos, pois conheço muitos ilustradores desse país com altíssimo nível e que oferecem uma visão diferente e revigorante".

Serviço:

Mostra do Prêmio Injuve para la Creación Joven
Data: até 27/07
Horário: das 10h às 20h
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - foyer do anfiteatro
Endereço: avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte
Grátis

0 comentários: