quinta-feira, 23 de julho de 2009

Companhia francesa celebra 20 anos e repensa seu lugar no tempo

Para festejar duas décadas de fundação e o Ano da França no Brasil, a Cie. À Fleur de Peau traz, para a Sala Paissandu, da Galeria Olido, o espetáculo Uma noite em dois tempos. Composta pelas coreografias Tant d’histoires… soudain 20 ans e Si un jour je te quitte, je te garderai en moi à nu à vif à jamais, a apresentação pode ser vista entre esta quarta-feira (23/07) e dia 26, com entrada franca.

Tant d’histoires… foi concebida especialmente para a comemoração dos 20 anos do grupo. O trabalho não tem intenção de criar uma relação entre passado e presente, ao contrário, quer encontrar seu lugar além do tempo. Ele faz uma leitura da linguagem e do universo autênticos e específicos de seus coreógrafos, Denise Namura, do Brasil, e Michael Bugdahn, da Alemanha, ambos radicados em Paris, onde fundaram a companhia em 1988. A segunda coreografia, segundo Denise, é um exercício de estilo, pois contém variações em torno de uma canção do compositor belga Jacques Brel. “Nossas criações falam sobre o ser humano em geral, e essa vai mais longe. É um mergulho nas profundezas mais íntimas do homem, tanto no lado masculino como no feminino de cada um de nós.” Os figurinos têm relação direta com os temas escolhidos. Em Tant d’histoires… foram criadas vestimentas simples, do cotidiano, como calças, camisas e camisetas. Em Si un jour je te quitte…, as roupas reforçam a antítese homem/mulher.

Além de ter desenvolvido 20 coreografias para o grupo francês, a dupla de coreógrafos já concebeu trabalhos para companhias brasileiras como Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro e Cia. de Danças de Diadema, além das européias Rotterdamse Dansacademie, da Holanda, e Bern Ballet, da Suíça.


Serviço:

Local: Galeria Olido, Sala Paissandu. Centro.
Data e horário: de 23 a 26. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h.
Grátis

0 comentários: