quinta-feira, 23 de julho de 2009

Escola ensina técnicas para cultivo de plantas ornamentais

O Parque Ibirapuera, além de ser uma importante área verde e de lazer em São Paulo, oferece um serviço de assessoria gratuito para quem gosta de ter plantas em casa. Trata-se de Programa de Atendimento às Plantas (PAP), que presta orientações à população em geral sobre o cultivo doméstico de plantas ornamentais. Esse programa surgiu em 2008, gerenciado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e vinculado à Escola de Jardinagem.

O programa, que conta com sete colaboradores das áreas de biologia e engenharia agronômica, atende cerca de 30 pessoas por mês. Sua capacidade, porém, é de atendimento de número maior de interessados - seja dos que o procuram pessoalmente, por meio telefônico ou virtual. O perfil dos usuários, em geral, é de mulheres com idade superior a 35 anos. Os fatores que mais levam os usuários a procurar o PAP são problemas em plantas ornamentais, como manchas nas folhas e presença de fungos e pragas diversas.

Segundo o engenheiro-agrônomo do PAP e professor da Escola de Jardinagem, Roberto Martim, o ideal é que o interessado agende uma visita e leve sua plantinha doente para avaliação dos especialistas, pois o contato visual facilita a identificação da espécie e do problema dela, tornando mais ágil o diagnóstico. Porém, na impossibilidade do transporte da planta até o parque, a opção é levar uma amostra fresca do exemplar (folhagem, flores, caule). Fotos da planta e uma descrição detalhada da doença, enviadas por e-mail, também ajudam. Já o atendimento por meio telefônico exige que o interessado passe o maior número de informações, como o nome científico da planta, por exemplo, para que não ocorram equívocos.

Para o engenheiro-agrônomo, a procura por orientações para quem cultiva plantas em casa é sempre recomendada, pois cada espécie exige um tipo de tratamento. Algumas precisam da incidência direta de luz solar e ventilação; outras, de regas menos freqüentes, fertilizantes, espaço propício, entre outros cuidados.

Com a escolha das espécies adequadas e o cultivo correto delas, é possível manter plantas vistosas e saudáveis mesmo em ambientes internos. O estagiário em gestão ambiental Leandro dos Santos Sousa, que trabalha no PAP, aponta espécies bastante cultivadas que se adaptam em interiores, como espada-de-São-Jorge, cróton, clorofito, dracena, avenca, lírio-da-paz, samambaia, orquídea, violeta, entre outras. Ele ressalta, no entanto, o cuidado necessário com plantas tóxicas, como a comigo-ninguém-pode.

Serviço

O Programa de Atendimento às Plantas ensina técnicas caseiras para controle de pragas e doenças que acometem a vegetação urbana. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Escola de Jardinagem, que fica ao lado da Administração do Parque Ibirapuera. O contato também pode ser feito pelo telefone (11) 5539-5291 ou pelo e-mail: papjardim@prefeitura.sp.gov.br

Oficinas e palestras

Em julho, a Escola de Jardinagem oferece também oficinas e palestras relacionadas ao tema. A oficina "Como cultivar plantas dentro de casa" será realizada no dia 29 de julho, às 14h. Com duração de duas horas e meia, ela tem como objetivo propiciar aos participantes conceitos e conhecimentos sobre o cultivo de plantas em ambientes internos. No dia 30, no mesmo horário, haverá a oficina "Manutenção de canteiros", com apresentação de técnicas sobre manutenção de canteiros residenciais. No dia 31, às 9h, será realizada a palestra "Adubação de plantas", que orienta os participantes sobre conhecimentos básicos de adubação de plantas. As vagas são limitadas (variam de 30 a 45 por atividade) e as oficinas serão realizadas no Campo Experimental da Escola de Jardinagem, no Parque Ibirapuera. Já a palestra será na sala 02 da Escola de Jardinagem, também no Parque Ibirapuera.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Escola de Jardinagem, localizada no prédio da administração do Parque Ibirapuera, próximo do portão 4, pelo telefone (11) 5539-5291, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, ou pelo e-mail oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br, informando nome completo, RG e um telefone fixo. É possível acompanhar a programação mensal da Escola na página da Secretaria do Verde.

0 comentários: