sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Em 1989 morreu o pintor Salvador Dalí – expoente do Surrealismo

Nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha), região que foi também uma espécie de pano de fundo para grande parte de sua obra. Tornou-se uma figura popular com aqueles bigodes enormes. Era artista e showman na divulgação da própria obra.

Pintor surrealista, teve forte influência pelas teorias de Sigmund Freud. Rejeitava o consciente, valorizando o inconsciente. O tema principal é o "sonho". Seu método, chamado de "paranoicocrítico". O Surrealismo foi um movimento artístico de vanguarda surgido na França que buscava a exteriorização, lingüística ou plástica da espontaneidade e depurações de ordem racional ou moral.

O pensamento se expressava de maneira livre, espontânea e irracional. O objetivo era externar os impulsos da vida interior, sem exercer sobre ele qualquer controle.

Casou-se com Gala Eluard que fora antes sua amante, que além de ser a musa inspiradora, foi uma grande colaboradora e organizadora de seus afazeres. Mas foi ela também que sua ganância incentivou Dalí a banalizar a sua arte.

Sua melhor produção é considerada a que ocorreu entre os anos 29-39.Dalí pintou suas obras mais famosas. As pinturas desenvolviam interpretações e associações irracionais, dependendo do ponto de vista, de acordo com o método crítico-paranóico por ele criado. Conferiu à sua obra sempre uma aparência acadêmica com impecável precisão fotográfica.

Em 1986 sofreu graves queimaduras por causa de um incêndio, ocorrido em seu quarto.

A partir de então viveu prostrado em uma cama na torre do Museu de Figueres. Morreu no dia 23 de janeiro de 1989, anos 84 anos de idade. Seu corpo embalsamado foi enterrado em uma tumba sob a cúpula do Museu de Figueres (Espanha).

Frase

"Eu vivo em permanente estado de ereção intelectual." (Dalí)

0 comentários: