domingo, 25 de janeiro de 2009

Em 1927 nasceu o maestro soberano, Antônio Brasileiro, Tom Jobim.

O carioca Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim tinha um dom nato para um bate-papo com seu jeito peculiar de dar suas opiniões - assim era Tom Jobim. Tinha nesses locais suas inspirações. Mas o que fez de Tom o maior representante da MPB na música mundial foi o brilhantismo pessoal.

Tom desafinou a bossa nova, cantou o amor, o silêncio do namoro, a expressão dos olhares. Cantou Heloísas, Luízas, Lígias e Teresas.

Tom Jobim musicou de maneira real e imaginária nossa terra, nossos bichos, nossas matas, suas sombras, ruídos, seus vôos e movimentos. São sons suaves, leves, às vezes brincalhões, mas acima de tudo, sons brasileiros. Entre suas famosas composições estão Se todos fossem iguais a você, Eu sei que vou te amar e Águas de março.

Trajetória:

Tudo começou com uma dor no nervo ciático. O jovem Tom, apaixonado por esportes, de porte elegante, que costumava atravessar a nado a Lagoa Rodrigo de Freitas com a maior naturalidade. Tocava piano desde os 13 anos, mas preferia gastar o tempo com Tico Soledade, campeão de levantamento de peso, além de flautista e caçador. Passavam dias na mata caçando macaco, onça, anta e barbado.

A outra paixão adolescente era Teresa, paulista que conheceu na praia aos 15 anos e com que se casou sete anos depois.

Certo dia, no cume de uma pirâmide humana e de cabeça para baixo, na praia de Ipanema, em 1944, Tom Jobim tentou se apoiar no ombro de um amigo, mas escorregou no corpo suado e despencou na areia. O acidente fez Tom abandonar os esportes.

Só comprou o primeiro carro, um Fusquinha, em 1962, já famoso. Pescava na Barra da Tijuca, então uma praia deserta. Acendia a fogueira, fincava a barraca na areia e passava a noite com a mulher e os dois filhos.

Em 1956, musicou e fez os arranjos da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes. Vinícius o levava a festas de gente rica. Numa delas, deparou com Villa-Lobos. Apresentado ao ídolo como autor da música de Orfeu da Conceição, Villa cantarolou: "Conceição, eu me lembro muito bem...", pensando se tratar do sucesso de Caubi Peixoto.

Quando, enfim, conseguiu se aproximar, Tom perguntou: "Esse barulho não o perturba, maestro?" Villa respondeu: "O ouvido de dentro não tem nada a ver com o ouvido de fora."

Logo a bossa nova se transformaria em sucesso nacional. Em 1962, o concerto do Carnegie Hall, em Nova York, abriu as portas do mercado americano.

Tom começaria carreira internacional que o levaria a viver na ponte-aérea Rio-Los Angeles nos anos 60. Num final de tarde, num bar de Ipanema, alguém gritou: "Tom, ligação dos Estados Unidos." Era Frank Sinatra. "Quero fazer um disco com você."

Tom gostou da idéia e ficaram amigos. Mais de 30 anos depois, Garota de Ipanema era a quinta canção mais tocada no mundo, com 3 milhões de execuções.

Casado pela segunda vez, com a fotógrafa Ana, abandonou a boemia na década de 90. Aparecia todo dia às 8 e meia da manhã na padaria Século XX, no Jardim Botânico. Chapéu de palha, fumando um charuto, pedia um cafezinho e uma barra de 145 gramas de chocolate. Passava na farmácia Piauí, no Leblon, comprava pomada ou aspirina para não perder a viagem. Bebia chope na churrascaria Plataforma até as três e meia. Então, outro pulo na padaria, mais uma barra de chocolate. Se a fase era de inspiração, pedia um garrafão de vinho vazio, enchia de chope e levava para colocar junto do piano.

Um dia, ao saber que um cheque de Charles Chaplin havia sido leiloado por uma fortuna, Tom pagou a despesa ao padeiro Armando Ascenção, 42 anos, com um cheque de 100 mil cruzeiros, na época algo em torno de US$ 10. "Pega essa relíquia porque um dia valerá milhões." No dia 8 de dezembro de 1994, morreu de parada cardíaca após a retirada de um câncer na bexiga, em Nova York. Até hoje, o padeiro guarda o cheque a sete chaves. "Talvez um dia eu faça o leilão, não foi ele quem sugeriu?"

Você sabia?

O médico que fez o parto de Tom Jobim, José Rodrigues da Graça Melo, foi o mesmo que cuidou de trazer ao mundo Noel Rosa, quase 17 anos antes. Como faltou água na casa, o tio de Tom pediu uma bacia emprestada ao vizinho.

0 comentários: