segunda-feira, 16 de março de 2009

Uma Luz para Davi

O primeiro romance da escritora Marli Porto trata a homossexualidade de uma forma bem diferente dos famosos romances com temática LGBT. No livro, a autora conta a história em 3º pessoa, e com maestria aborda questões sentimentais de todas as personagens. Davi é um garoto sofrido, sozinho no Mundo e que não consegue ver a sua felicidade passando toda suas infância e adolescentes num orfanato. Ele parte em busca de sonhos, em busca da liberdade que o orfanato lhe tirava.

Fora do orfanato, Davi encontra-se com Henrique, que ao contrario de Davi, tem os seus sentimentos e desejos muito bem definidos. Henrique ama Davi de uma forma sexual, o que nos dá margem para refletirmos sobre os princípios de legalidade sobre a pedofilia, o papel das drogas na sociedade, e conflitos familiares. Davi se recusa viver esse amor e resolve partir, porém não tem como fugir dos sentimentos, dos laços que ficam estabelecidos no coração. Depois de felicidades, amores, tristezas e tragédias, a vida volta a colocá-los frente a frente.

O livro é um ótimo apoio para refletirmos sobre as mascaras que usamos na sociedade, os papeis que interpretamos em nossas vidas. Henrique é um homem temido pela sociedade, porém se sente impotente diante de um garoto indefeso, aceitando viver um amor segundo o tempo e as regras estipuladas pelo menino.

Além da riqueza de detalhes e a profundidades dos sentimentos narrados, outro ponto forte da obra é a localização de espaço e tempo. A autora cita pontos conhecidos em São Paulo e tem o cuidado de citar o tempo aproximado que levariam algumas viagens citadas abordadas no livro. Com um desfecho surpreendente, a narrativa marcará para sempre o coração dos seus leitores, nos levando a refletir, sobre as escolhas do amor e o rumo das nossas vidas em conseqüência das mesmas. Amar não dói o que dói e a insignificância que somos submetidos em meio de um sentimento tão nobre.

Dados Técnicos"

Nome do Livro: Uma Luz para Davi
Autora: Marli Porto
Número de páginas: 248
Formato: 14 x 21
ISBN: 85-366-0744-0
Scortecci Editora
Preço: R$ 35,00 nas livrarias e R$ 25,00 com a autora
Contato com a autora: marli@ube.org.br

0 comentários: