sexta-feira, 20 de março de 2009

O Livro da Bruxa

Comecei a ler “O Livro da Bruxa” no meio de algumas turbulências na minha vida pessoal. Sabia que se tratava de um livro que mostrava as situações do cotidiano e suas diferentes formas de pensar, o que eu não imaginava, é que o livro mudaria por completo a minha forma de encarar os pequenos detalhes da vida.

Temos por hábito sempre encararmos as situações da forma mais pessimista possível. Não somos capazes de identificarmos a beleza genuína de cada momento, que uma situação desfavorável no presente possa estar contribuindo para a queda de um dissabor futuro. Na obra, o autor nos ressalta que o Mundo conspira em nosso favor, mas para identificarmos isso, temos que estar alinhados com a vida, em pela sintonia com a nossa existência.

O livro conta a história de um médico e uma paciente de 86 anos internada com diagnóstico de pneumonia. O médico se surpreende com os resultados positivos nos seus exames, mas prefere manter a internação por conta da sua idade avançada. Em meio a muitos diálogos no hospital e uma inusitada viagem à praia, a paciente passa inúmeros ensinamentos ao seu médico, e chama-lhe constantemente a atenção sobre as diversas formas de encarar uma situação.

A obra me fez recordar do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Em uma das cenas, o professor de literatura John Keating, interpretado pelo maravilhoso Robin Williams, pede para os seus alunos subirem em sua mesa e verem que o ambiente que eles estavam inseridos poderia ser visto/interpretado de outra forma, por outra ótica. É exatamente essa a proposta contida no “O Livro da Bruxa”, um convite ao leitor para analisar todas as situações vividas, principalmente aquelas mais corriqueiras, que muitas das vezes deixamos passá-las despercebidas.

Dados Técnicos

Nome do Livro: O Livro da Bruxa
Autor: Roberto Lopes
Número de páginas: 128
Formato: 13,5 x 20,8 cm
ISBN: 978-8500-023-231
Editora: Ediouro

0 comentários: