quarta-feira, 18 de março de 2009

Milk – A Voz da Igualdade

Na quarta-feira de cinzas, assisti ao filme “Milk – A Voz da Igualdade” de Gus Van Sant, com o extraordinário Sean Penn no papel de Harvey Milk. São poucos os filmes que emocionam o Douglas e eu, mas no filme de Sean Penn fica difícil conter as lagrimas em meio a tanta homofobia e injustiça que existiu e ainda existe em nossa sociedade. Eu já sou um pouco frio para filmes, porém não posso deixar de assumir que fui tocado por Milk.

O filme conta a história de um gay cansado de se esconder de si próprio, Harvey abandona o seu bem remunerado emprego em Wall Street e decide "sair do armário", mudando-se para o distrito Castro em São Francisco com o seu amante de longa data, Scott Smith. Na comunidade colorida de Castro, pequenas vitórias conduzem a outras maiores e Harvey ao falar abertamente para uma maioria silenciosa, acaba por ser o primeiro politico assumidamente homossexual a ganhar umas eleições. Quando Harvey Milk foi assassinado em 1978, o mundo perdeu um dos seus líderes mais visionários e uma voz que se elevou corajosamente pela igualdade de direitos.

No Movimento Gay Brasileiro faltam muitos Milks. Pessoas que estão realmente apaixonados pela causa, pelo social, militantes que se importam com a vida que quem os rodeia. Creio que a história de Milk servirá de inspiração para muitos militantes ao redor do Mundo, e pode ser que surge uma nova leva de militantes realmente comprometidos.

1 comentários:

Ana Paula 18 de março de 2009 às 12:30  

Achei maravilhoso esse filme, vale muito a pena assistir.