São Paulo Recebe Mostra Cinematográfica Japonesa
Entre os dias 5 e 21 de outubro, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo, em parceria com a fundação Japão, apresentam a mostra “O Sangue Quente do Japão: Cinema Japonês Fora-da-Lei”, que vai exibir 17 longas-metragens, muitos deles inéditos no Brasil, produzidos entre 1937 e 1996.
A temática das produções gira em torno do gênero yakuza eiga, que aborda organizações criminosas e personagens fora-da-lei. Serão apresentados desde filmes de época, conhecidos no Japão como jidaigeki, até os mais atuais, sobre gângsters e marginais.
Entre as personalidades contempladas com a inclusão de seu trabalho na mostra está Tomu Uchida (1898-1970), considerado por muitos críticos o “mais japonês” dos cineastas e o melhor do Japão. Serão apresentadas três produções desse diretor: “A Lança ensanguentada”, “Tragédia em Yoshiwara”, baseado numa história real, e “Hishakaku e Kiratsune”.
Além de apresentar um inédito panorama histórico da evolução dos yakuza eiga, a mostra estabelece uma ponte entre o espectador e a obra de outros diversos cineastas japoneses de grande importância e originalidade, que enriqueceram o conteúdo e a história do cinema mundial.
Confira a programação completa nos sites da Cinemateca Brasileira e do Centro Cultural São Paulo.
Serviço:
O SANGUE QUENTE DO JAPÃO: CINEMA JAPONÊS FORA-DA-LEI
CINEMATECA BRASILEIRA
Data: 5/10 a 21/10
End.: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - próximo à estação Vila Mariana do metrô.
Tel.: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Preço: grátis
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Data: de 8/10 a 21/10
End.: Rua Vergueiro, 1.000 – estação Vergueiro do metrô
Tel.: (11) 3397-4002
Preço: grátis
0 comentários:
Postar um comentário