sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Avenida Paulista ganha passeio turístico gratuito em MP3

O silencioso jardim no segundo andar do Conjunto Nacional é o ponto de partida para um guia turístico em áudio sobre a Avenida Paulista. Sim, o prédio que é um dos símbolos da avenida mais famosa de São Paulo é a primeira de várias surpresas que paulistanos e turistas se deparam ao colocar o fone de ouvido, apertar o play e seguir o trajeto, que dura 50 minutos, envolve metrô, passa pelo Parque Trianon e pelo Masp e termina na Casa das Rosas.

O circuito em áudio Anônimos-SP foi criado pelo Núcleo Corpo Rastreado, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e está disponível para download gratuitamente.

A coordenadora do projeto, Vanessa Lopes, conta que foram mais de 3.100 downloads nos 15 primeiros dias. “Mas não dá pra saber ao certo porque, uma vez baixado, o arquivo pode ser compartilhado sem controle”, observa.

Entre os mais de 3 mil interessados estava o produtor cultural Rafael Munduruca, de 25 anos. “Eu moro perto da Paulista e ela faz parte da minha rotina. O passeio foi um convite para ver a avenida com um outro olhar”, contou o jovem, que nasceu em São Paulo, morou em vários estados do Brasil e voltou a morar na cidade há um ano e meio.

“O circuito me fez entrar no Parque Trianon, onde eu nunca tinha ido, só passava na frente”, relatou Munduruca.

O passeio tem 12 faixas e conta com informações históricas sobre os principais pontos turísticos da Avenida Paulista, orientação de percurso e ainda a narração de trechos de textos de Fernando Pessoa e Machado de Assis.

Essa mistura de literatura com turismo foi o que mais agradou a promotora de eventos Cleide Gomes, de 42 anos. “A impressão que dá é que o texto desses grandes autores foi escrito para aquela hora em que a gente está caminhando com o fone de ouvido”, avaliou Cleide, que é deficiente visual há cinco anos.

“É descritivo, tem detalhes históricos. É como se eu tivesse recobrado a visão, mas não só com forma, e sim com história”, contou.

Outros locais
A coordenadora do Anônimos-SP, Vanessa Lopes, conta que trouxe a idéia do passeio em áudio após voltar de uma temporada em Londres. “O projeto começou como uma intervenção urbana e virou um áudio turístico”, afirma a coordenadora, que teve a ideia há dois anos e dependia de apoio financeiro.

Com o retorno positivo que tem recebido dos usuários, Vanessa conta que o grupo está estudando a viabilidade de criar um roteiro semelhante pelo Centro de São Paulo. “Mas há muitos mais detalhes para se preocupar no Centro, como horários e a segurança de quem vai fazer o percurso.” Uma versão em inglês do passeio da Paulista também está sendo avaliada, diz Vanessa.

Serviço:O circuito está disponível para download aqui. Os idealizadores do projeto sugerem fazer o percurso de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 17h. O roteiro indica pegar o metrô da Estação Trianon-Masp até a Estação Brigadeiro. Como algumas das saídas do metrô são fechadas nos fins de semana, as faixas nove e dez do guia devem ser puladas, retomando a caminhada na Rua Teixeira da Silva, na faixa 11.

O Anônimos-SP também viabiliza o empréstimo de tocadores de MP3 para quem não possui um. O empréstimo e a devolução devem ser agendados por e-mail.

0 comentários: