sábado, 23 de outubro de 2010

Diversidade gastronômica em São Paulo

Você está em busca de um dos 50 melhores restaurantes do mundo? O D.O.M, do chef Alex Atala, foi eleito pela revista britânica "Restaurant" um dos "Top 50" do planeta, o único da América Latina. Procura por uma experiência única na qual os garçons começam a entoar canções consagradas da Broadway? Vá ao restaurante Brooklyn, prepare o coração e o paladar.

Prefere um ambiente mais descontraído, com petiscos consagrados que vão de uma simples coxinha, como a do Frangó, ou um farto sanduíche de mortadela, como o do Mercadão? Ou um tradicional pastel de feira como o das barracas em frente ao Estádio do Pacaembu?

Pizzas? Os paulistanos aprimoraram e fizeram dela uma instituição, que pode ser saboreada em charmosos casarões, como a Veridiana (Higienópolis) ou a Leona (Campo Belo), com massas finas como a do Camelo ou Cristal, nos Jardins. Mais grossas, como a Castelões, no Brás, ou até mesmo nas padarias, outra instituição da cidade. Há milhares de padarias espalhadas pela capital, que vão muito além do pão que, por si só, já é uma delícia. Prefere um rodízio? Então escolha entre o tradicional churrasco, sopas ou até mesmo os japoneses sushis.

Formada por mais de 50 nacionalidades e brasileiros de todos os estados, São Paulo é um verdadeiro mosaico de culturas que se reflete diretamente na sua identidade - multicultural e diversa - e consequentemente na sua cozinha, o que faz da capital um dos maiores centros de gastronomia do mundo.

A cidade possui cerca de 12,5 mil restaurantes, com 52 nacionalidades, etnias e regionalidades, apresentando das mais diversas influências dos temperos tipicamente brasileiros às tendências internacionais de cozinha contemporânea e formando uma combinação indescritível - é preciso experimentar. E os números seguem expressivos. Contabilizam-se 15 mil bares, 600 restaurantes japoneses, 3,2 mil padarias, 6 mil pizzarias e 500 churrascarias. Aqui são feitos diariamente 10,4 milhões de pãezinhos (ou 7,2 mil por minuto), um milhão de pizzas (720/min) e 400 mil sushis (278/min).

É só pensar em uma determinada culinária. Em São Paulo é possível encontrar sempre um restaurante, bar ou balada que seja do agrado do turista ou do morador. Tudo vai depender da equação entre o orçamento e o desejo. Sejam quais forem os indicadores, ninguém ficará de mãos abanando, pois aqui é possível encontrar restaurantes conforme o perfil e o bolso do visitante.

Isso é muito bem traduzido pela mistura de cores e sabores do Mercado Municipal (o Mercadão), onde os gourmets e gourmands acham de tudo - de temperos, guloseimas, vegetais, carnes, peixes e petit fours até os mais famosos pastéis de bacalhau e carne seca ou sanduíches de mortadela.

No bairro da Liberdade encontram-se restaurantes japoneses e muitas pastelarias. O Bixiga é o bairro das cantinas, com uma infinidade de opções. Na Vila Madalena estão os típicos bares e botecos, com petiscos de dar água na boca. Mas há muito tempo São Paulo cruzou essas fronteiras. Restaurantes japoneses, por exemplo, já não ficam apenas no bairro da Liberdade - é possível encontrar ótimos sushis nos Jardins, em Pinheiros e no Morumbi. Quibes e esfihas estão na Vila Mariana, no Paraíso e em Higienópolis. Franceses, na Consolação ou na Vila Madalena.

A cidade que não para tem também incontáveis restaurantes de fast food - especialmente lanchonetes, desde as de redes internacionais até as mais chiques. A moda é provar hambúrgueres "de grife", temperados por chefs de primeira grandeza. A maioria deles está no bairro do Itaim, que abriga o "corredor do hambúrguer": na Rua Joaquim Floriano e proximidades, o sanduíche é servido com capricho em estabelecimentos como Joakin's e New Dog. Ou o General Prime Burger, pilotado pelo estrelado chef Sérgio Arno.

Já nos bairros de Moema e Ibirapuera, a concentração maior é na Avenida Lavandisca: ali há vários bares, do moderninho ao tradicional, passando por cantinas italianas. A pizza está bem representada por lugares como a Brás, vizinho do ótimo bar Original, ambos também em Moema.

As docerias também fazem bonito e chegam a ficar abertas 24 horas, como a Ofner, da Avenida Ibirapuera ou da Rua João Cachoeira. A presença germânica é forte nos restaurantes da região, incluindo os alemães Konstanz e Windhuk (a truta é imperdível) e os suíços Florina e Platz.

Se subir até a Vila Mariana, descubra os árabes Catedral e Jaber ou algum outro da região. Na procura de petiscos recorra ao Rancho da Empada, cujo salgado derrete na boca. Na Rua Joaquim Távora concentram-se alguns dos melhores bares do bairro, frequentados durante a semana pelos alunos de universidades. É sempre uma garantia de gente bonita e animada na mesa ao lado.

A região da Avenida Paulista também reserva muitas opções. Alguns dos melhores restaurantes da cidade estão lá. De sanduíches às sofisticadas casas dos Jardins, passando pelos ambientes mais descolados e "moderninhos". Numa de suas travessas, a Rua Haddock Lobo, convivem em paz o ótimo Arábia, servindo cuscuz marroquino aos sábados, e a rotisserie judaica Z-Deli, com um gefilte fish excelente. Estrelados e recomendados apenas a bolsos bem reforçados, o Figueira Rubayat e o Fasano - dentro do luxuoso hotel da família - representam a alta gastronomia na cidade.

Se você não sabe se quer encontrar celebridades ou ser visto como uma, decida-se nas mesas do Spot. A dois quarteirões da Paulista, o Mestiço ferve todas as noites, com gente bonita e famosa circulando entre as mesas, criando dificuldades para se decidir entre uma trouxinha tailandesa ou um baiano acarajé. Para os famintos da madrugada, a boa padaria Galeria dos Pães, na Rua Estados Unidos, fica aberta 24 horas, prepara sanduíches e serve um bufê de sopas disputadíssimo. Outra padaria que vem somando fãs pela cidade é a Villa Grano, na Vila Madalena, mais precisamente na Rua Wisard, também 24 horas.

Para quem preza a tradição, um dos lados da Paulista leva à região do Bixiga (Bela Vista). No bairro, a Rua Treze de Maio e suas travessas reúnem cantinas antigas, onde a ordem é servir porções fartas. Ali fica uma das mais tradicionais pizzarias da cidade, a Speranza - responsável pela apresentação da pizza marguerita aos brasileiros e de um extraordinário pão de linguiça. Entre as inúmeras cantinas, em direção à Consolação, em Higienópolis, próximo à Avenida Angélica, não deixe de experimentar o mais tradicional - e delicioso - polpetone da cidade, no Jardim di Napoli. Aproveite e peça um autêntico queijo parmesão de tira-gosto.

Se a boemia é sua praia, encontre a sua turma na Vila Madalena, na Zona Oeste. Por suas ruas de nomes tão esquisitos como Aspicuelta (foi um padre espanhol do século 16), Girassol (a flor) e Purpurina (o enfeite), funcionam bares para todas as preferências: há botecos "clássicos", com azulejos na parede, chop gelado e caldinho de feijão, como o Filial; há os que reúnem jornalistas e aficionados por futebol, como o São Cristóvão (em homenagem a um time carioca do qual poucos se lembram); e para o público GLS - o Farol Madalena é a grande dica. Para quem quer tomar um vinhozinho há o Posto 6 (que homenageia o Rio), o Zé Menino (presta homenagem a Santos) e o Salve Jorge e seu fartíssimo cardápio de cervejas de todos os cantos do mundo.

As churrascarias são outro grande atrativo da capital paulista. E há exemplares para todos os gostos e bolsos. Em São Paulo, elas são mais de 500. Nas marginais e também na Avenida 23 de Maio está a maior parte delas. Dos famosos rodízios, como a Fogo de Chão (Avenida 23 de Maio e Avenida dos Bandeirantes), a Jardineira (Avenida dos Bandeirantes), a Rodeio (na Rua Haddock Lobo), a Vento Haragano, na Avenida Rebouças, onde também está a ótima Paulista Grill, esta última para os bolsos mais modestos. Quando se trata de carne a la carte, as opções também são muitas - as da rede Rubaiyat (Baby Beef e Figueira), no Paraíso, Itaim e nos Jardins, são frequentadas por um público de alto poder aquisitivo e costumam ser consideradas as melhores casas de carnes de São Paulo.

E já que o tema é esse, não faltam restaurantes argentinos e uruguaios, com carne macia e das mais suculentas, como reza a tradição. Destaques para os argentinos Bárbaro, no Itaim, Parrilla Argentina, na Saúde, e La Caballeriza, na Alameda Campinas, nos Jardins, e para o uruguaio El Tranvía, na região de Higienópolis. Não esqueça de pedir o suflê de queijo de acompanhamento. Prefere o original espanhol? Não perca a paella do Don Curro, eleito recentemente o melhor espanhol da cidade.

Vindos do outro lado do mundo, os restaurantes japoneses tomaram conta da cidade e vão dos sofisticados, como o Jun Sakamoto ou o Nakombi, aos mais acessíveis, como o Koi, de boa qualidade e presente em várias regiões da cidade. E há ainda os rodízios, fartos nas regiões de Pinheiros, Vila Madalena e Jardins, como o Mori Sushi e o Kabuki, ou Vila Olímpia e Itaim, destaque para o Noyoi. E há muitos ambientes especiais para o fim de noite, como a Forneria São Paulo ou o Pasta e Vino. Prefere os românticos? No inverno não faltam opções de fondues pela cidade para serem saboreados a dois, como o Casa da Suíça, em Pinheiros, ou o Chalet Suisse, no São Paulo Othon Hotel, no Centro.

Aliás, o Centro da cidade tem boas opções para quem não quer ou não pode gastar muito. O Bar do Léo, na Rua Aurora, está entre os mais tradicionais, assim como o Estadão, na Avenida Nove de Julho, no Anhangabaú. Para bolsos medianos e amantes da MPB, o Bar Brahma completa uma das mais famosas esquinas da cidade - o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João. E há outras opções charmosas na região, como o Café Girondino, com decoração do início do século 20, a rotisserie dos monges do Mosteiro de São Bento, dentro do próprio Mosteiro, ou o tradicional Terraço Itália, no 44º andar do Edifício Itália e com uma bela vista em 360º de São Paulo.

Outra vista imperdível da cidade é a do Skye, no alto do Hotel Unique, na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, comandado pelo chef Emanuel Bassoleil, ou do The View, nos Jardins. Ambientes especiais ainda incluem o francês La Tambouille e o italiano La Risotteria. Outras opções são a cozinha contemporânea e consagrada de chefs estrelados, como Carla Pernambuco (Carlota), Morena Leite (Capim Santo), Bella Masano (Amadeus) e o sempre consagrado Sergio Arno (La Vechia Cuccina). Em uma autêntica viela italiana é que se sente quem visita o belo Il Viccolo Nostro, no Brooklin, Zona Sul da cidade.

Mas as delícias não se resumem às mesas de bares e restaurantes. Elas passam por docerias como a Cristallo, pelos alfajores argentinos do Havana Café, pelos chocolates da Chocolat Du Jour, pelos sorvetes da Häagen-Dazs, do Stuppendo, da Sottozero ou da Gelateria Parmalat, todos nos Jardins, mas com algumas filiais pela cidade, especialmente nos shoppings.

Outra dúvida para os paulistanos, moradores e visitantes, é escolher entre o melhor café. O expresso é uma importação que se tornou instituição local e há pontos onde eles recebem requintes que vão de aromas a sabores e dezenas de combinações. Experimente o Suplicy, na Alameda Lorena, os muitos Frans Café, todos 24 horas e presentes em vários bairros, e o Starbucks, com filas que fazem jus a um dos mais famosos cafés do mundo.

Continuando a deliciosa disputa paulistana não há como nos depararmos com a dúvida: qual o melhor chop da cidade? São tantos os finalistas que o jeito é provar o máximo que puder. Não faltam candidatos na Vila Madalena, em Pinheiros, na Vila Mariana e no Centro. O diferencial fica por conta dos acompanhamentos, que podem começar no caldinho de feijão e acabar no frango assado na brasa. Recém-chegado do Rio, o Devassa, na Alameda Lorena, vem sendo considerado como dono da melhor happy hour (outro hábito paulistano). Uns colocam a desculpa no trânsito, mas o fato é que a happy hour já se tornou parte da vida de quem vive na metrópole mais diversa do hemisfério sul.

Serviço:

D.O.M
Rua Barão de Capanema, 549 - Jardim Paulista
Tel.: (11) 3088-0761

Brooklyn restaurante
Rua Baltazar Fernandes, 54 - Brooklin
Tel.: (11) 5533-4999

Frangó
Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168 - Freguesia do Ó
Tel.: (11) 3932-4818

Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 - Parque Dom Pedro II
Tel.: (11) 3228-0673 / 3326-6664

Veridiana
Rua José Maria Lisboa, 493 – Jardins
Tel.: (11) 3057-1562 / 3887-2462
Higienópolis

Leona
Rua Constantino de Souza, 582- Campo Belo
Tel: (11) 5096-3000 / 5543-8822

Camelo
Rua Engenheiro Edgar Egídio de Souza, 98 – Higienópolis
Tel.: (11) 3822-5050

Cristal
Professor Artur Ramos, 551 - Jardim Paulistano
Tel.: (11) 3031-0828

Castelões
Rua Jairo Gois, 126 - Brás
Tel: (11) 3229-0542

Ofner
Avenida Ibirapuera, 2033 - Indianópolis
Tel.: (11) 5051-8976 / 5051-5984

Konstanz
Av. Aratãs, 713 – Moema
Tel.: (11) 5543-4813 / 5041-0969

Windhuk
Al.Arapanés, 1400 - Moema
Tel.: 5044-2040 / 5044-6463 - São Paulo

Florina
Rua Cristóvão Pereira, 1220 – Campo Belo
Tel.: (11) 5041-5740

Platz
Rua Cristóvão Pereira, 1220 – Campo Belo
Tel.: (11) 5531-4036

Catedral
Rua Domingos de Morais, 54, Paraíso,
Tel.: (11) 5579-5122

Jaber
Rua Domingos de Morais, 86, Paraíso,
Tel.: (11)5579-2777

Rancho da Empada
Rua Sena Madureira, 557 - Vila Clementino
Tel.: (11) 5579-5330

Rua Professor José Horácio Meireles Teixeira, 1090 - Morumbi
Tel.: (11) 3502-4045

Rua Heitor Penteado, 147 - Sumaré
Tel.: (11) 3875-1155

Rua Domingos de Moraes, 2026 - Vila Mariana
Tel.: (11) 5549-4443

Alameda Santos, 27/33 - Jardins
Tel.: (11) 3288-6882

Alameda dos Nhambiquaras, 1413 - Moema
Tel.: (11) 5542-1545

Rua Pio XI, 71 - Lapa
Tel.: (11) 3645-4570

Joakin's
Rua Joaquim Floriano, 163, Itaim Bibi
Tel.: (11) 3168-0030

New Dog
Rua Joaquim Floriano, 254, Itaim Bibi
Tel.: (11) 3168-7899

General Prime Burger
Rua Joaquim Floriano, 541, Itaim Bibi
Tel.: (11) 3168-0833

Z-Deli
Alameda Lorena, 1689 - Jardim Paulista
Tel.: (11) 3088-5644

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1350 - Jardim Paulistano,
Tel.: (11) 3064-3058

Rua Haddock Lobo, 1386 - Jardim Paulista
Tel.: (11) 3083-0021

Figueira Rubaiyat
Rua Haddock Lobo, 1738 - Jardim Paulista
Tel.: (11) 3063-3888

Fasano
Rua Vitório Fasano, 88 - Jardim Paulista
Tel.: (11) 3062-4000 / 3896-4000

Spot
Alameda Ministro Rocha de Azevedo, 72 - Cerqueira César
Tel.: (11) 3284-6131

Mestiço
Rua Fernanda de Albuquerque, 277 - Consolação
Tel.: (11) 3256-3165/ 1539

Galeria dos Pães
Rua Estados Unidos, 1645 - Jardim América
Tel.: (11) 3064-5900

Villa Grano
Rua Wisard, 500 - Vila Madalena
Tel.: (11) 3817-4695 / 3031-6636

Speranza
Avenida Sábia, 786 – Moema
Tel.: (11) 5051-7615/ 1229

Rua Treze de Maio, 1004 – Bixiga
Tel.: (11) 3288-8502/ 3512

Jardim di Napoli
Rua Doutor Martinico Prado, 463 - Higienópolis
Tel.: (11) 3666-3022

São Cristóvão
Rua Aspicuelta, 533 - Vila Madalena
Tel.: (11) 3097-9904

Farol Madalena
Rua Jericó, 179 - Vila Madalena
Tel.: (11) 3032-6470/3812-3460

Posto 6
Rua Aspicuelta, 644 - Vila Madalena
Tel.: (11) 3812-4342/ 3031-4941

Zé Menino
Rua Aspicuelta, 596 - Vila Madalena
Tel.: (11) 3817-5621

Salve Jorge
Rua Aspicuelta, 544 - Vila Madalena
Tel.: (11) 3815-0705/ 3812-4342

Praça Antonio Prado, 33 – Centro
Tel.: (11) 3107-0123

Rodeio
Rua Haddock Lobo, 1498 - Cerqueira César
Tel.: (11) 3474-1333

Fogo de Chão
Avenida Moreira Guimarães, 964
Tel.: (11) 5056-1795

Vento Haragano
Avenida Rebouças, 1001 – Jardim Paulista
Tel.: 3083-4265

Paulista
Rua Rui Barbosa, 1828 - Vila Santa Cruz
Tel.: (11) 3384-2644

Rubaiyat
Alameda Santos, 86 - Paraíso
Tel.: (11) 3141-1188

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2954 - Itaim Bibi
Tel.: (11) 3078-9488

Parrilla Argentina
Rua Professor Sousa Barros, 493 - Jabaquara
Tel.: (11) 2577-6616

El Tranvía
Rua Conselheiro Brotero, 903 – Santa Cecília
Tel.: (11) 3664-8313 / 8108

Don Curro
Rua Alves Guimarães, 230 – Pinheiros
Tel.: (11) 3062-4712

Jun Sakamoto
Rua Lisboa, 55 – Pinheiros
Tel.: (11) 3088-6019

Nakombi
Rua Pequetita, 170 – Vila Olímpia
Tel.: (11) 3845-9911

Koi
Avenida Sabiá, 488 - Moema
Tel.: (11) 5051-0713 / 0823

Mori Sushi
Rua da Consolação - Jardins
Tel.: (11) 3898-2977

Kabuki
Rua Girassol, 384 – Vila Madalena
Tel.: (11) 3814-5131

Noyoi
Rua Gomes de Carvalho, 1165 – Vila Olímpia
Tel.: (11) 3044-2643

Forneria São Paulo
Rua Amauri, 319 - Itaim Bibi
Tel.: (11) 3078-0099 / 4888

Pasta e Vino
Rua Barão de Capanema, 206 - Cerqueira César
Tel.: (11) 3062-7542

Casa da Suíça
Rua dos Pinheiros, 701 - Pinheiros
Tel: (11) 3064-7020

Chalet Suisse
Rua Líbero Badaró, 190 - Centro
(11) 2173-5040

Bar do Léo
Rua Aurora, 100 - Centro
Tel.: (11) 3221-0247

Estadão
Viaduto 9 de julho, 193 - Centro
Tel.: (11) 3257-7121

Bar Brahma
Avenida São João, 677 – Centro
Tel.: (11) 3333-0855

Café Girondino
Rua Boa Vista, 365
Tel.: (11) 229 4574 / 1287 /1325

Rotisserie dos monges
Largo de São Bento, s/n. - Centro
Tel.: (11) 3328-8799

Terraço Itália
Avenida Ipiranga, 344 –República
Tel.: (11) 2189-2929

Skye
Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 4700
Tel.: (11) 3055-4702

The View
Alameda Santos, 981 - Cerqueira César - São Paulo/SP
Tel (11) 3266-3692

La Tambouille
Avenida Nove de Julho, 5925 – Itaim Bibi
Tel.: (11) 3079-6277 / 6276

La Risotteria
Rua Padre João Manuel, 1156 - Jardim Paulista
Tel.: (11) 3068-8605

Vicolo Nostro
Rua Jataituba, 29 – Brooklin
Tel.: (11) 5561.5287 e 5533.3096

Cristallo
Rua Oscar Freire, 914 - Jardins
Tel: (11) 3082-1783

Havana Café
Rua Bela Cintra, 1829 - Jardins
Tel.: (11) 3082-5722

Chocolat du Jour
Rua Haddock Lobo, 1672 - Jardins
Tel.: (11) 3168-2720

Häagen-Dazs
Rua Oscar Freire, 900
Tel.: (11) 3062-1099

Stuppendo
Rua Canário, 1321 - Moema
Tel.: (11) 5093 – 2967

Sottozero
Rua Augusta, 2935 - Jardins
Tel: 3898-2792/3898-2794

Gelateria Parmalat
Avenida Paulista, 575 – Bela Vista
Tel.: (11) 3847-2000

Frans Café
Tel.: (11) 5056-0043

Suplicy Café
Alameda Lorena, 1430 – Jardins
Tel. (11) 3061-0195

Starbucks

Devassa
Alameda Lorena, 1040 – Jardins
Tel.: (11) 3083-4470 / 2263

0 comentários: