domingo, 2 de novembro de 2008

A Filha do Escritor

Muitos livros estão sendo lançados em comemoração ao centenário da morte de Machado de Assis, mas, quero chamar a atenção para o livro “A Filha do Escritor” de Gustavo Bernardo, um livro selecionado pelo programa Petrobrás Cultural e publicado com o apoio do Ministério da Cultura.

“Quando ela saiu do meu consultório, com o mesmo sorriso triste no rosto, as mãos encostadas ao corpo mas a esquerda parecendo levar a criança imaginária com ela, observei novamente seus gestos lentos, calmo e agradáveis, seu corpo jovem, firme e discreto. Quando a porto se fechou atrás dela, comecei a tremer. Novamente segurei o choro. Se tomei aquele uísque? Você conhece a garrafa da gaveta, claro. Uma dose. Bem, duas; para parar de tremer.”

O livro conta a história de Lívia e do Dr. Joaquim. Lívia chegou sozinha ao hospital no qual o Dr. Joaquim é diretor, ela marcou um encontro com o seu pai no estabelecimento, a paciente acredita que as instalações são de uma hospedaria, e não de um sanatório, o seu médico, o Dr. Joaquim, se sente perturbado com a lucidez aparente de sua paciente, e o fato acaba deixando ele perturbado. O médico se vê na obrigação de conhecer melhor a história e os romances do escritor Machado de Assis, escritor que Lívia diz ser o seu pai, e constata grandes coincidências com a vida narrada por Lívia.

A Filha do Escritor” é uma leitura deliciosa na qual o narrador no papel do Dr. Joaquim dialoga com o leitor o tempo todo, uma característica marcante dos romances do Machado de Assis. Digo sem sombras de duvidas, que esse livro está entre as melhores leituras que fiz, é intrigante e envolvente, o diálogo que o Dr. Joaquim estabelece com o leitor, nos torna uma personagem da trama, o que nos impulsiona a ler o livro em um só fôlego.

O livro é récem-lançado pela Editora Agir, no site da Editora, está disponíveis maiores informações sobre o livro, bem como informações gerais sobre o autor e a possibilidade de fazer download de um trecho do livro. É um livro maravilhoso, uma leitura obrigatória para todos os admiradores do escritor Machado de Assis, é uma grande homenagem de Gustavo Bernardo ao nosso eterno escritor.

Para acessar o site do livro, clique aqui.

Concurso Cultural – A Filha do Escritor

Quer ganhar de presente esse maravilhoso livro do Gustavo Bernando? O Blog Passageiro do Mundo em parceria com a Editora Agir lhe da esse presente, basta responder a pergunta abaixo nos comentários do post “A Filha do Escritor”, a melhor resposta receberá um exemplar do livro em qualquer lugar do Brasil.

Para você, quais são os límites entre o real e o imaginário?

As respostas serão aceitas até a meia noite do dia 07 de novembro, a melhor resposta será divulgada no dia 10 de novembro, abaixo da resposta é necessário deixar um endereço de email para contato.

1 comentários:

Anônimo 6 de novembro de 2008 às 08:01  

"É abrindo as portas ao imaginário que deixamos que a explicação da realidade entre no profundo do nosso ser"
Portanto se abdicarmos de sonhos, abriremos mão de realizações. A partir da nossa imaginação é que começamos a concretizar e realizar nossas metas.
O que seria uma vida sem sonho? Uma ser sem alma. Um jardim sem flores. Uma vida oca, vazia.