sábado, 1 de novembro de 2008

Castelos de Areia

Júlio Carrara é um dos principais nomes da dramaturgia homoerótica atual. Em seu novo espetáculo, Castelos de Areia, o autor mostra-se hábil também para lidar com questões contemporâneas. No caso, o transtorno bipolar, diagnóstico psiquiátrico que em nossa sociedade chega a registrar índices epidêmicos, é o tema do texto.

Castelos de Areia é o 40º espetáculo teatral da CAD – Cia. das Artes Dramáticas da Cooperativa Paulista de Teatro, que completou, em março passado, 13 anos de atividades ininterruptas. A montagem coloca em foco a questão da bipolaridade e a problemática de uma relação amorosa mal resolvida.

"É a história de um amor avassalador, um amor que faz muito bem e ao mesmo tempo, muito mal. E o que é pior: um amor que deixa marcas profundas, que corrói o peito como ácido, que abre feridas que jamais se cicatrizam", diz Júlio. "Quem nunca amou profundamente uma outra pessoa a ponto de esquecer do amor-próprio e conseqüentemente caiu numa depressão profunda, trancando-se em seu quarto e permanecendo ali, com os olhos abertos na escuridão?", pergunta.

Segundo o autor, a bipolaridade é uma patologia que, estima-se, acomete cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros nas suas diferentes formas de apresentação. "Muitas pessoas vivenciam momentos de euforia e depressão; ora estão transbordando de felicidade, rindo à toa, querendo escrever um livro num único dia e quinze minutos depois, estão com o rosto coberto de lágrimas e pensando no suicídio, como as personagens desta peça.", explica Julio.

Na história, naa noite em que uma jovem (Luiza Albuquerque) comemora seus 23 anos, recebe a visita indesejada do ex-namorado (Fernando Lima), que, inconformado pelo fato dela tê-lo deixado, em um misto de euforia e depressão, exige uma satisfação. Para seu desespero ela o trata com indiferença. Para quem se lembrou do caso Eloá, é bom esclarecer que Castelos de Areia foi escrita bem antes do seqüestro de Santo André.


Local: Casa Café e Teatro. Rua Treze de Maio, 176 � Bela Vista
Horários: Sábados, às 22h30
Informações pelo tel.: (11) 3159.0546
Ingressos: R$ 20

0 comentários: