quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dicas Culturais para as Férias de Julho

As férias de julho estão chegando e a cidade oferece muitas atrações para as crianças, adolescentes e adultos poderem aproveitar esta ótima fase do ano em São Paulo. As opções para desfrutar os diversos programas culturais que a capital oferece são inúmeras, tanto pagas, quanto gratuitas.

Muitas pessoas não sabem, mas a maioria dos museus da capital paulista oferece um dia de entrada franca, como o Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga. O local tem um acervo de mais de 125 mil objetos, iconografia e documentação arquivística, com especial concentração na história de São Paulo. No primeiro e terceiro domingo de cada mês é possível conhecer o espaço gratuitamente. O museu fica no Parque da Independência no Ipiranga e funciona das 9h às 17h.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), localizado no Parque do Ibirapuera, guarda uma das coleções mais importantes de arte moderna da América Latina. Os visitantes que forem ao MAM aos domingos, das 10h às 18h, poderão conhecer o espaço gratuitamente.

Aos domingos, das 11h às 18h, também é possível conhecer o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), localizado na Avenida Europa, 158. O local é um importante núcleo de difusão artística, educativa e um centro de referência para a pesquisa audiovisual brasileira, com mais de 350 mil registros em seu vasto acervo.

Já no Museu de Arte de São Paulo (Masp), que fica na Avenida Paulista, 1578, a entrada é liberada todas as terças-feiras. Das 11h às 18h é possível apreciar parte do acervo de cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas.

Já as quintas-feiras, das 10h às 18h, a entrada é franca no Museu do Futebol. Localizado na Praça Charles Miller, o museu apresenta um acervo composto por fotografias, depoimentos, vídeos, entrevistas e demais informações sobre a historia do futebol brasileiro.

Sábado é dia de passear pelos museus da região da Luz sem desembolsar um centavo. Começando pelo Museu da Língua Portuguesa. Localizado na Praça da Luz, funciona das 10h às 18h e dedica-se à valorização e difusão do nosso idioma, através de uma forma expositiva diferenciada das demais instituições do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país. Das 10h às 18, os visitantes podem conhecer tanto exposições significativas do circuito internacional, quanto um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

A Estação Pinacoteca, localizada no Largo General Osório, 66, funciona das 10h às 18h , conta com diversos espaços expositivos e abriga parte do extenso programa de exposições temporárias da Pinacoteca do Estado e a Biblioteca Walter Wey – centro de pesquisa especializado em artes visuais.

Para finalizar, o Memorial da América Latina, situado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, abre suas portas sem a cobrança de entrada de terça a domingo, das 9h às 18h. Além de promover exposições, palestras, debates, sessões de vídeo, espetáculos de teatro, música e dança, o complexo, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina

Teatro
“Domingo é dia de Teatro” é um projeto de teatro infantil, lançado em fevereiro, que promove apresentações gratuitas, todos os domingos às 15h, até novembro, no auditório da Livraria Cultura do Shopping Market Place. A ideia, ao oferecer ao cliente uma programação semanal com periodicidade e horários fixos, é aproximar o Shopping do universo cultural e atrair famílias com filhos nos finais de semana, além de apresentar novos grupos de teatro. Só preste atenção que ,em função da final da Copa do Mundo, dia 11 de julho, não haverá espetáculo.

Na Estação Ciência ocorre o espetáculo gratuito “Larguem tudo, vamos voar!”, que fala sobre Santos Dumont, sua vida, suas invenções e seus sonhos. A montagem, uma realização da Cia. Fábula da Fíbula, da Cooperativa Paulista de Teatro, acontecerá de 4 de julho a 29 de agosto, sempre às 16h, aos domingos.

O Teatro do SESI - São Paulo é um dos mais importantes espaços das artes cênicas do País e tradicionalmente apresenta montagens gratuitas. Até o dia 4 de julho o público poderá conferir duas grandes encenações, “Alice Através do Espelho” e “Tempo de Comédia”.

Musicais
São Paulo é considerada a Broadway brasileira, pois perde apenas para Nova York e Londres em produção de musicais. Com mais de 600 peças/ano, a capital paulista oferece diversos espetáculos reconhecidos internacionalmente que prometem agradar a todo tipo de público. Agora é só escolher, pois a diversão é garantida:

Jekyll&Hyde – O Médico e o Monstro
A história acontece em Londres no ano de 1885, quando o brilhante doutor Henry Jekyll, procurando uma cura para a loucura de seu pai, tenta desenvolver uma fórmula para isolar o lado mau das pessoas, partindo do pressuposto de que todas têm duas personalidades. O médico pede permissão para testar sua fórmula em pacientes de um hospital local e, ao ter seu pedido negado, se voluntária secretamente como cobaia da experiência, transformando-se em Edward Hyde, seu alter ego do mal.

Cats
Baseado nos 14 poemas do livro infantil "Old Possum's Book of Practical Cats", de T.S. Eliot, o clássico musical da Broadway é o segundo mais assistido no mundo e promete repertir o sucesso em São Paulo. A história, adaptada para o português pelo compositor e cantor Toquinho, conta as aventuras da tribo dos Jellicle Cats que se reúnem em um beco escuro para celebrar quem são. Contudo, quando o líder do grupo, Old Deuteronomy, anuncia qual deles irá para um lugar especial chamado "Heavyside Layer", onde poderá renascer para uma nova "vida Jellicle". Só um dos gatos não compartilha da euforia do grupo: Grizabella, que abandonou os companheiros anos antes para explorar o mundo lá fora e, agora, é desprezada por sua escolha.

O Despertar da Primavera
A versão musical do espetáculo, criada com base no texto original do alemão Frank Wedekind, estreou em 2006 no circuito Off-Broadway e, no mesmo ano, foi para o circuito principal, graças ao sucesso de público e crítica. A peça descortina o universo de um grupo de adolescentes e tocava em temas como o florescer da sexualidade, o incesto, suicídio e a opressão seja na família, no sistema educacional ou na igreja. A adaptação para os palcos brasileiros, assinada por Charles Möeller e Claudio Botelho, já recebeu cinco indicações ao Prêmio Shell de Teatro.

Gypsy
Um dos raros casos de musical cujo status de ‘clássico’ o acompanha desde a estreia, há pouco mais de meio século. Saudado como obra-prima já na primeira apresentação, o espetáculo arrebatou público e crítica com a atribulada trajetória da stripper Gypsy Rose Lee (1911 – 1969) e sua mãe, contada através da perfeita integração do texto de Arthur Laurents, a música de Jule Styne, as letras do então novato Stephen Sondheim e a coreografia de Jerome Robbins. A versão para os palcos brasileiros chega através das mãos da habilidosa dupla Charles Möeller e Claudio Botelho e promete repetir o sucesso.

Shows
O Sesc Consolação apresenta, a partir do dia 13 de julho, o festival "Frente Fria". A série de shows, que faz parte do projeto Música na Convivência, intercala artistas jovens e outros mais experientes todos oriundos de Porto Alegre e pouco conhecidos na capital paulista. O festival ainda apresenta a banda argentina Los Cocineros. As apresentações acontecem sempre às 19h30 e todos os shows são gratuitos.

0 comentários: