quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dia da Pizza


São Paulo, conhecida pela qualidade de sua diversa gastronomia, é hoje uma das cidades que fazem a melhor pizza no mundo. Para celebrar essa paixão dos paulistanos, no dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza.

Não à toa a festividade é celebrada na capital paulistana, afinal comer pizza é um dos grandes hábitos dos moradores da cidade e não fica fora do programa familiar depois do cinema ou teatro no final de semana, por exemplo.

A data tem uma história bastante curiosa. Em 1985, foi promovido o “Concurso da Melhor Pizza da Cidade de São Paulo”, idealizado pelo publicitário Carlito Maia e organizado por Caio Luiz de Carvalho, na época coordenador de Turismo do Estado de São Paulo e hoje presidente licenciado da São Paulo Turismo (SPTuris).

O concurso reuniu no SESC Pompéia um júri seleto de jornalistas, chefes e donos de restaurantes, como Massimo Ferrari, do restaurante Massimo, Giovanni Bruno, dono do Il Sogno di Anarello, entre outros. Estes especialistas tinham a função de eleger as dez melhores receitas de pizza de mussarela e marguerita da cidade, tal iniciativa teve uma repercussão tão grande que 100 pizzarias da cidade aderiram ao pleito.

Para celebrar o sucesso do evento, Caio propôs a criação do “Dia da Pizza”, com uma promoção que garantia 50% de desconto nas casas participantes no encerramento do concurso. Em homenagem a Caio Carvalho, por viabilizar o projeto, o dia 10 de julho, em que se comemora seu aniversário, ficou escolhido como o Dia da Pizza.

Este ano, em comemoração a data, alguns restaurantes tradicionais de cozinha italiana prepararam promoções especiais para a ocasião, A Tal da Pizza é uma delas. Além dos sabores habituais a casa oferece opções gourmet que utilizam ingredientes como trufas brancas, queijo mascarpone, semente de papoula, azeite trufado, entre outros.

Com sabores diferenciados, como filé mignon, bacalhau e camarão a Cantina Bella Donna, presente no Itaim Bibi há 25 anos, é o roteiro gastronômico ideal para este dia. Por apenas R$30,00 os clientes poderão desfrutar do saboroso rodízio da casa, que oferece mais de 50 opções de pizzas entre salgadas e doces. E para acompanhar este menu, a Cantina Bella Donna possui uma requintada carta de vinhos, com as melhores safras nacionais e internacionais de países como Itália, Chile, Argentina e Austrália.

Além destas, com certeza outros restaurantes poderão ser visitados, pois são quase seis mil pizzarias em todos os cantos da cidade, para todos os paladares e bolsos.

Então, aproveite. Junte parentes e amigos e procure a pizzaria favorita para comemorar o Dia da Pizza. Afinal, mais uma razão para saborear a iguaria é sempre um bom motivo.

0 comentários: