sábado, 12 de setembro de 2009

Parada Gay da Bahia

A 8ª Parada Gay da Bahia foi adiada para 25/10, último domingo de outubro, a partir das 11hs no Campo Grande. O motivo da mudança foi o atraso na liberação dos financiamentos que somente agora estão sendo disponibilizados pela Bahiatursa, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Salvador.

Os organizadores da 8ª Parada Gay (LBGT) da Bahia esperam reunir 800 mil participantes, já que no ano passado marcaram presença 600 mil. Salvador ocupa o terceiro lugar nas paradas brasileiras, São Paulo com 3 milhões de participante e Rio de Janeiro com um milhão. Estão previstos 10 trios elétricos e um palco no Campo Grande para exibição de shows de bandas e transformistas antes e no final da parada. Mil agentes da PM e da Guarda Municipal farão o policiamento.

Todos os anos uma celebridade é escolhida para ser a madrinha ou padrinho da parada, que já contou com a presença de Ivete Sangalo, Mariene de Castro, Edson Cordeiro, Jerônimo, Preta Gil, Simone Sampaio e a Reitora da UNEB Profa. Ivete Sacramento. Como se trata de uma parada muito especial, em comemoração dos 30 anos de fundação do Grupo Gay da Bahia, o GGB fez um convite coletivo a 12 artistas baianos, todos eles simpatizantes à causa gay, para estarem presentes no alto do primeiro trio nesta parada histórica: Daniela Mercury, Claudia Leite, Margareth Menezes, Netinho, Carlinhos Brown, Xandy, Picirico , Sarajane, Gal Costa, Betania, Caetano e Gilberto Gil. “Seria ótimo que todos aceitassem o convite, pois os homossexuais são fãs de carteirinha destes artistas.

Além dos artistas, o GGB também fez o convite formal ao Governador da Bahia e à primeira dama, ao Prefeito de Salvador, aos Presidentes da Assembléia e da Câmara Municipal, insistindo na importância de sua presença como exemplo de solidariedade aos homossexuais – considerando que nos últimos dois anos a Bahia foi o estado onde mais homossexuais foram assassinados – 24 homicídios em 2008 e 17 mortes até agosto de 2009. “Bahia não rima com homofobia.

As celebrações dos 30 anos do GGB terão seu início na Parada e prosseguirão até o Carnaval, com sua festa de apoteose no 13º Desfile de Fantasia Gay, incluindo lançamento de um livro sobre os principais destaques da história do Grupo Gay da Bahia e um site com reprodução de todos os cartazes, postais e folders produzidos pelo grupo na luta contra a homofobia e a Aids.

0 comentários: