segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Cueca

Na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, a partir das 19 horas o Casarão Brasil em mais uma iniciativa social convida para a exposição “A Cueca” – A união da arte e saúde pode ser vista na exposição “A Cueca”, uma abordagem instigante sobre uma das peças mais antigas do vestuário masculino. A exposição esclarece de maneira educativa e lúdica que a prevenção do câncer de próstata é a melhor solução. A mostra pode ser vista no Casarão Brasil até o dia 20 de outubro de segunda a sexta das 10 às 18 horas. A ação é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) em parceria com a Associação Brasileira do Câncer (AB Câncer) e Casarão Brasil (CABAG).

Os artitas Nino Millan, Mirthes Bernardes, Elza Carvalho, Carlos Dercoles e Arluce Gurjão, convidados da ABAPC apresentam seus trabalhos sobre a cueca dentro de um padrão artístico peculiar, ou seja, são feitas de diferentes materiais, como ferro, metal, tecido, resina e outros, aproveitando para contar um pouco da evolução e história desta peça. Através da arte, pode-se falar de assuntos e problemas que ainda são tabus, principalmente entre os homens.

A mostra se propõe, de forma educativa e lúdica, a esclarecer que a prevenção do câncer de próstata é a melhor solução. A doença se desenvolve principalmente em homens com idade superior a 50 anos ou naqueles que possuem casos de tumor na família. Para detectá-lo, pessoa deve se submeter ao exame de toque retal e PSA (dosagem do antígeno prostático específico). Esses exames também identificam outros problemas na região da próstata.

A cueca é uma exposição que visa unir arte e saúde e mostrar que podemos abordar uma peça íntima masculina de forma engraçada e didática. Tornar público e rever conceitos estéticos é um grande desafio social e artístico.

O Câncer de Próstata e a Exposição

O preconceito e a resistência ainda são muito grandes por parte dos homens e, quando a doença é descoberta, já está em estágio bem avançado. Por este motivo, a realização desta exposição em local de grande movimento de pessoas, ganha importância fundamental nessa junção da arte com a prevenção.

A dieta tem sido apontada em alguns estudos como fator importante na etiologia deste câncer. Uma alimentação com base em gordura animal, carne vermelha e cálcio tem sido associada ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Já uma dieta rica em vegetais, selênio, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3, tem indicado proteção para o desenvolvimento desta neoplasia. Alguns estudos apontam a obesidade como fator de risco para a mortalidade por câncer de próstata.

O preconceito e a resistência, ainda é muito grande por parte dos homens e quando se descobre, o processo já está em estágio bem avançado. Ao contrário das mulheres quando falamos do câncer de mama, situação amplamente divulgada pela mídia quanto a prevenção.

A exposição é uma reverência a uma causa social muito importante e que através da arte podemos tocar e falar de assuntos e problemas que ainda são tabus, principalmente entre os homens, num tom especulativo, no sentido de unir a arte com a saúde e de que modo podemos abordar uma peça íntima masculina de forma engraçada e didática. Usar uma peça sem conhecer a sua história e evolução através dos séculos é no mínimo instigante. Tornar público e rever conceitos estéticos é um grande desafio social e artístico.

Serviço:

Exposição: A Cueca
Local: Associação Casarão Brasil
Rua Frei Caneca, 1057
Abertura: 16 de setembro 2009
Horário: 19 horas
Para Visitação: 17 de setembro a 20 de outubro 2009
Horário: das 10 às 18 horas.
Tel:11 3171.3739

0 comentários: