terça-feira, 16 de novembro de 2010

Claudio Picazio lança o livro “Uma outra verdade”

As Edições GLS e a Livraria Cultura Conjunto Nacional (SP) promovem no dia 18 de novembro, quinta-feira, das 18h30 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Uma outra verdade, do psicólogo Claudio Picazio. Sem apelar para explicações fáceis nem recorrer a julgamentos de valor, ele responde às dúvidas mais comuns feitas por pais e educadores sobre homossexualidade na adolescência. O objetivo é transmitir ao leitor informações claras e diretas, eliminando o “achismo” e o senso comum, ajudando a combater, assim, qualquer forma de discriminação. O evento acontece na Loja das Artes, que fica na Av. Paulista, 2073 – São Paulo – SP.

O livro, segundo o autor, nasce da necessidade de esclarecer algumas questões que ainda geram dúvidas e, consequentemente, preconceito por parte de pais e educadores. “Quando pais e professores conseguem entender a questão, percebendo que a homossexualidade não é desvio e sim uma outra verdade da expressão da nossa sexualidade, tudo fica mais claro, tornando mais fáceis a quebra do preconceito e a formação de um novo paradigma”, afirma Picazio.

Para o autor, é essencial que se mantenham programas que capacitem educadores e pais para que possam, cada um em seu papel, ampliar o respeito pelas diferentes formas de sentir e expressar a sexualidade. Por isso, o livro foi dividido em duas partes. Na primeira, Picazio dá explicações fundamentais sobre homossexualidade. Na segunda, aponta a importância da escola como agente de combate ao preconceito e esclarece as dúvidas dos educadores.

Explicando o que é preconceito e homofobia, por exemplo, Picazio apresenta dados recentes sobre a homossexualidade. Segundo pesquisas feitas por organizações que lutam pelos direitos homossexuais e entidades de direitos humanos, a cada três dias, uma pessoa é morta simplesmente por ser homossexual. Além disso, o Brasil é campeão mundial em crimes contra homossexuais. “O triste é constatar que essa violência começa em casa. Muitos pais rejeitam e até expulsam do lar filhos e filhas que não correspondem ao comportamento e ao desejo sexual esperado. A violência física e psicológica torna-se a estrutura de um estigma fragilizado. São enormes a vergonha e o preconceito internalizados em um gay que conviveu com essa atitude familiar”, diz.

O índice de suicídios na adolescência é três vezes maior no caso de homossexuais. “Em minha experiência clínica, atendi um casal de pais cujo filho cometera suicídio e havia deixado um bilhete com os seguintes dizeres: ‘Desculpa pai, mãe, não quero decepcionar vocês. Sou homossexual e isso magoaria muito vocês. Beijos’. Nenhum pai, nenhuma mãe, acredito, gostaria de ver essa cena; mas, infelizmente, profetizam tal ação quando dizem alto e bom som que prefeririam um filho morto a um homossexual.”

Para eliminar preconceitos, segundo Picazio, temos inicialmente de procurar respostas científicas acuradas e adquirir informação. Em segundo lugar, é preciso estar aberto para reorganizar valores e crenças. “Criticar aquilo que, para nós, estava certo não é tarefa fácil nem confortável. As certezas e convicções ficam registradas em nossa história, e transformá-las significa mudar todo um modo de ver o mundo e se relacionar com ele”, conclui.

Claudio Picazio é formado pela Universidade São Marcos e especialista em sexualidade humana e em violência doméstica e abuso sexual infantil pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicólogo clínico desde 1983, atende adolescentes e adultos e oferece terapia a casais homo e heterossexuais. Também desenvolve grupos de estudos e de pais. Foi consultor do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação no projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Atuou no projeto Tecer a Vida, do Unicef, onde deu supervisão a profissionais da instituição e da rede pública que atendiam adolescentes e adultos soropositivos (primeira geração), visando à reintegração familiar. É cofundador da Atos, oscip que atua na diminuição da vulnerabilidade social, e autor dos livros Diferentes desejos: adolescentes homo, bi e heterossexuais e Sexo secreto – Temas polêmicos da sexualidade, ambos das Edições GLS.

3 comentários:

Josiel Dias 23 de novembro de 2010 às 11:26  

Olá meu querido amigo. Graça e Paz.
Gosto da forma que escreves, Muito interessante este seu blog. Estarei passando mais vezes por este espaço.
Aproveito a oportunidade para compartilhar uma Mensagem Edificante para Alma.
Ficaremos felizes por sua visita mais ainda se nos seguir-nos. Deus te abençoe.
Josiel Dias
http://josiel-dias.blogspot.com

Edificarte 27 de novembro de 2010 às 00:39  

boa noite..

Pv.14-26. No temor do Senhor, há irme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. 27- O temor do SEnhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte.

Pv.18-12. Antes de ser quebrantado, eleva-se o coraçao do homem; e, diante da honra, vai a humildade.

Pv.30-5.Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.

Ficou legal o blogger.
quando der visite o meu
abraços

Edson Cacimiro 10 de fevereiro de 2011 às 19:45  

Adorei o blog,conheci através do Passageiro do Mundo e agora indico vocês no meu também, forte abraço a todos.
Edson
www.cacimiro.blogspot.com
www.belinni.blogspot.com